O Ministério da Educação (MEC) publicou as provas e gabaritos que seriam aplicadas neste fim de semana. O exame foi adiado após denúncia do jornal O Estado de São Paulo de aqui a prova teria vazado.
Em entrevista coletiva, o ministro Fernando Haddad afirmou que o prazo de inscrições para o Enem não será reaberto e que a nova prova será realizada em, no máximo, 45 dias. O Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep) já havia elaborado um exame reserva para o caso de eventualidades.
O ministro afirmou também que providências já foram tomadas junto ao Ministério da Justiça e a Polícia Federal no sentido de apurar eventuais responsabilidades criminais relativas ao vazamento. O prazo para a correção dos locais de prova que foram selecionados incorretamente no ato da inscrição acabou hoje, às 12h, mas, segundo o Inep, provavelmente será revisto. Os inscritos serão comunicados oportunamente da confirmação da nova data e do local das provas.
O resultado final estava previsto para ser publicado no dia 08 de janeiro. Agora a estimativa é de um mês de atraso.
Universidades Federais
De acordo com nota divulgada pela Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), os candidatos interessados em ingressar nas instituições que vão utilizar o Enem 2009 como processo seletivo devem manter postura de tranquilidade, pois o fato não prejudicará o andamento dos concursos.
“A gente lamenta o ocorrido, são imprevistos que podem ocorrer em qualquer processo. A gente confia que o MEC vai conseguir realizar outro exame dentro dos prazos estabelecidos. Ao mesmo tempo nós faremos um esforço conjunto com o ministério para que não haja nenhum prejuízo aos ingressantes”, disse o presidentes da entidade, Alan Barbiero, em entrevista à Agência Brasil.
Fonte: Brasil Escola
FORMANDO PROFISSIONAIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário