segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Confira as Novidades do Mercado de Hardware.

Nova Placa de VídeoA AMD/ATI anunciou hoje sua nova placa de vídeo disposta a deixar qualquer gamer com o queixo no chão. E a gigante batizada de Radeon HD 5970 jura ser a mais veloz até então. E nós não duvidamos.

Sem dúvida a placa não está de brincadeira: além de ser uma das primeiras com suporte ao novo DirectX 11 e ao sistema Eyefinity, essa monstrinha traz duas Cypress GPU conectadas em uma só via PCI Express. O resultado disso? 5 TeraFLOPS sem esforço. E se a ideia é forçar ainda mais, ela pode chegar a assustadores 10 TeraFLOPS utilizando o CrossFire.

Nos números, a Radeon HD 5970 é montada em 40 nanômetros, velocidade de clock de processador de 725 MHz, clock de memória de 1 GHz em GDDR5 e arquitetura com 3.200 stream processors, efeito das duas Cypress em uma. Pelos testes feitos pelos sites mais cabeçudos no assunto, como o HotHardware, a placa mostrou muita potência e assustou, mas nos benchmarks ficou um pouquinho atrás de um par Radeon HD 5870 rodando em CrossFire. Porém, com um overclock, ela colocou sua antecessora no bolso, mesmo numa luta injusta de duas contra uma.

E a AMD/ATI não anda falando por aí que ela é a melhor em vão. Segundo eles, em um teste feito exatamente hoje nos laboratórios da empresa, a Radeon HD 5970 marcou X12011.1 pontos no 3DMark Vantage Extreme, o maior número já registrado nesse benchmark dos mais potentes. E se você não quer só ficar babando e quer logo essa placa, vamos com calma. Ela começa a ser vendida hoje nos EUA com preço sugerido de 599 dólares.

Fonte: Info Exame
Sistema Flama de Ensino
FORMANDO PROFISSIONAIS

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Impressora 3D cria e dá forma a objetos


Equipamento pode criar brinquedos e outros objetos a partir de modelo.
Tecnologia deve estar mais acessível a usuários domésticos em quatro anos.


No futuro, um pedaço de plástico poderá de forma prática e rápida dar origem a um objeto desejado. Perdeu a tampa da bateria do celular, ou a filha quer a coroa de princesa que viu na TV? Em alguns anos, esses itens poderão ser criados em casa, com impressoras tridimensionais. Bastará fazer o download do modelo do objeto, ter a matéria-prima, e mandar imprimir.

Parece ficção científica, mas essas impressoras já são utilizadas na indústria há uma década, para testar peças de carros, aviões e outros produtos antes de serem enviados para fabricação. Com a queda já ocorrida no preço e a expectativa de maiores diminuições em dois anos, espera-se que em breve essas impressoras possam estar nos escritórios e papelarias.

A próxima fronteira seriam as casas com a diminuição do preço, popularização do acesso e transição de tecnologias. A companhia Desktop Factory, da IdeaLab, quer ser a primeira a dar acesso a impressoras 3D aos consumidores. Seu primeiro modelo chegou ao mercado este ano, por US$ 4.995. Bill Gross, presidente da empresa, diz que a tecnologia desenvolvida, que utiliza um bulbo de luz de halogênio para derreter pó de náilon, irá permitir que o preço caia para US$ 1 mil em quatro anos.

Outras pessoas também estão trabalhando na mesma idéia. “No futuro, todo mundo terá uma impressora como essa em casa”, disse Hod Lipson, professor da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, que liderou um projeto para a criação de uma impressora 3D. “Imagine poder imprimir uma escova de dentes, um garfo, um sapato.”

Fonte: The New York Times

Sistema Flama de Ensino
FORMANDO PROFISSIONAIS